25/06/13

M2 . Miradouro de Nossa S.rª da Piedade - Alijó

Identificação 
Nome: Miradouro de Nossa Srª da Piedade
Concelho: Alijó 
Freguesia: Sanfins do Douro
Local: Ermida Nossa Srª da PiedadeAltitude: 750m
Coordenadas: Latitude 45º 72"N; Longitude 6º 25"O
Acessos
 
Vias de acesso: N 322 de Alijó a Sanfins do Douro (passando por Favaios); segue-se numa estrada municipal (cerca de 1km) até ao Miradouro.
Interesse paisagístico
- Beleza da paisagem: 
Pelo facto de se estar num ponto de observação a uma altitude considerável, 750m, usufrui-se de uma amplitude de visão enorme. A paisagem é consideravelmente diferente da que se usufrui num Miradouro típico do Douro, apesar de se ter a vinha como elemento marcante. Esta, em vez de estar plantada em fortes declives (como nas margens do Douro), encontra aqui terrenos mais planos (planaltos), onde é plantada com menor esforço, sem se ter de recorrer a grandes socalcos. No entanto, o efeito que tem sobre a paisagem é de extrema beleza.

- Elementos geológicos da paisagem: 
O Miradouro encontra-se numa zona de transição e as Formações Graníticas e a Formação do Pinhão, Ervedosa e Desejosa (rochas xistentas ou ardosíferos), pelo que se pode visualizar alguns elementos destas formações. Além destas é possível observar elementos das Formações do Rio Pinhão e S. Domingos (metagrauvaques quartzosos ou conglomerados polimíticos).

- Descrição da fauna: 
As espécies de mamíferos que podem ser encontradas são: Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus), Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus), Doninha (Mustela nivalis), Gato-bravo (Felis silvestris) e Javali (Sus scrofa). Relativamente às aves, as que podem ser observadas nesta zona são: Milhafre-preto (Milvus migrans), Pica-pau-malhado-grande (Dendrocopus major) e Falcão-peregrino (Falco peregrinus).

- Descrição da flora: 
O Miradouro e a zona adjacente são marcados pela existência de uma densa plantação de pinheiros e de cedros. Na paisagem são de salientar a vinha, como elemento principal, o Olival (muitas vezes plantado sem se recorrer a socalcos e muitas manchas de pinhal). Também o Castanheiro está presente, anunciando a proximidade das terras altas de trás-os-montes.