26/06/13

M1 . Miradouro de S. Domingos - Armamar

Identificação
Nome: Miradouro de S.Domingos
Concelho: Armamar
Freguesia: Fontelo
Local: Comenda (Monte de São Domingos)
Altitude: 758m
Coordenadas: Latitude 45º 53" N; Longitude 6º 05" O 
Acessos
Vias de acesso: N313 de Armamar até Fontelo; N 1102 de Fontelo até ao início do Miradouro; estrada municipal dentro do Miradouro.

 
Interesse paisagístico
- Beleza da paisagem:
A paisagem que se usufrui do Miradouro é fabulosa. A elevada altitude a que se situa (758m) permite uma amplitude de visão enorme e a visualização de vários tipos de paisagem: uma paisagem vinhateira, constituída pelos diversos tipos de plantação de vinha nas encostas (em socalcos pré-filoxéricos, em socalcos pós-filoxéricos, em patamares modernos e a vinha ao alto); uma paisagem humana, constituída pelos vários povoados (desde pequenas aldeias a cidades como Lamego, Peso da Régua e Vila Real); uma paisagem hidrológica constituída pelo Douro e pelo vale do Varosa; e uma paisagem montanhosa, de onde se destacam a Serra das Meadas com o seu parque eólico, a Serra do Marão e a Serra do Alvão. De realçar ainda que para além da
paisagem mais conhecida e exuberante, sobre o Rio Douro ( a Norte) e suas encostas, este Miradouro permite ainda ver a vertente Este e Sul do Monte de S. Silvestre, de onde se destaca o bonito vale de Maçarães e Armamar.

- Elementos geológicos da paisagem: 
Na zona do miradouro existem alguns elementos das Formações Graníticas, mas a paisagem é marcada por elementos das Formações do Pinhão e Desejosa (rochas xistentas ou ardosíferos).

- Descrição da fauna: 
Na área circundante ao Miradouro podem ser avistadas algumas espécies de mamíferos, nomeadamente: Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeus), Doninha (Mustela nivalis) e Texugo (Meles meles). Espécies de mamíferos como a Toupeira-de-água (galemis pyrenaicus) e Lontra (Lutra lutra) podem, também, ser vistas junto às zonas ribeirinhas. Ainda nas zonas próximas dos cursos de água, podem ser encontradas espécies de anfíbios, tais como: Rã-verde (Rana perezi), Sapo-parteiro (Alytes obstetricans) e Tritão-de-ventre-laranja (Trituris boscai). No que diz respeito às aves, as espécies que podem ser observadas são: Cotovia-do-monte (Galerida theklae), Garça-real (Ardea cinerea), Águia-de asa-redonda (Buteo buteo) e Cegonha-preta (Ciconia nigra).

- Descrição da flora: 
Para além da vegetação do Miradouro, pode-se também observar vinha, olival, algumas manchas de pinhal e pomares de macieiras (apenas na vista Sul).