24/06/13

M5 . Miradouro da Rota do Douro - Bela Vista - Carrazeda de Ansiães

Identificação
Nome: Miradouro da Rota do Douro
Concelho: Carrazeda de Ansiães
Freguesia: Beira Grande
Local: Bela Vista
Altitude: Entre 390 e 400m
Coordenadas: Latitude 45º 58” N ; Longitude 6º 42” O
Acessos
Vias de acesso: N 632 de Carrazeda de Ansiães até ao Seixo de Ansiães; N 632-3 de Seixo de Ansiães, passando pela Beira Grande até Miradouro.
Interesse paisagístico
- Beleza da paisagem:
De todos os miradouros caracterizados, este é o que se encontra a uma altitude menor (390/400m) o que permite observar com pormenor os elementos paisagísticos relevantes tais como: a vinha, as quintas (Quinta das Vargelas e as suas vinhas), o Douro e os povoados ribeirinhos. Neste Miradouro o observador integra-se perfeitamente na paisagem, devido ao facto de esta se encontrar a meia encosta.
- Elementos geológicos da paisagem:
A encosta é dominada pelas Formações do Pinhão, Ervedosa e Desejosa (rochas xistentas ou ardosíferos). Mas também podem ser vistos elementos das Formações Graníticas.

- Descrição da fauna:
Nas zonas junto aos cursos de água é possível, por vezes, observar a Toupeira-de-água (Galemis pyrenaicus) e a Lontra (Lutra lutra). Nos pinhais e soutos próximos do Miradouros pode-se encontrar outros mamíferos, tais como: Coelho-bravo ( Oryctolagus cuniculus), Esquilo-Comum (Sciurus vulgaris) e Raposa (Vulpes vulpes). Nesta zona podem ser avistadas as seguintes aves: Cegonha-preta (Ciconia nigra), Pardal-francês (Petronia petronia), Gralha-de-nuca-cinzenta (Corvus monedula) e Gaio (Garrulus glandarius).

- Descrição da flora:
A vinha é claramente dominante, existindo também olivais, pinhais e soutos.