21/06/13

M10 . Miradouro da Boa Vista - Lamego

Identificação
Nome: Miradouro da Boa Vista
Concelho: Lamego
Freguesia: Avões
Local: Avões
Altitude:860m
Coordenadas: Latitude 45º 52” N ; Longitude 5º 98” O

Acessos
Vias de acesso: N 539 na saída de Lamego e depois estrada municipal até ao Miradouro.

Interesse paisagístico
- Beleza da paisagem:
Estamos perante uma paisagem verdadeiramente excepcional, semelhante nalguns pontos com a do Miradouro de S. Domingos, em Armamar. É uma paisagem com uma diversidade brutal, que consegue englobar praticamente todos os elementos descritos para outros miradouros: os povoados (nos vales encaixados, nas encostas, nas cumeadas e nos planaltos), a vinha em todas as suas formas de plantação (em socalcos pré-filoxéricos, socalcos pós-filoxéricos, patamares modernos e vinha ao alto), o Douro e seu vale assim como o Varosa, as Serra do Marão e do Alvão, o monte de S. Domingos, soutos, pinhais, olivais, entre outros elementos.
Além desta diversidade, temos um alcance de visão enorme, sendo possível identificar facilmente Vila Real e a Serra do Alvão.
Curioso o facto de serem observáveis dois dos Miradouros durienses mais prestigiados: S. Domingos (Armamar), perfeitamente reconhecível, e S. Leonardo (Peso da Régua)

- Elementos geológicos da paisagem:A paisagem é marcada pelas Formações do Pinhão, Ervedosa e Desejosa rochas xistentas ou ardosíferos) e pelo Ordovício – Silúrico Indiferenciados.

- Descrição da fauna:A zona onde o Miradouro está inserido apresenta variedade no que respeita à fauna; destacam-se as seguintes espécies: Lobo ( Canis lupus), Gato-bravo (Felis silvestris), Javali (Sus scrofa), Raposa (Vulpes vulpes), Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris) - este mamífero é recente em Portugal, sendo apenas conhecido na zona Norte. As aves mais frequentes são: Garça-real (Arfes cinera), Milhafre-preto (Milvus migrans) e Bufo-real (Bubo bubo). Na zona ribeirinha salientam-se os seguintes anfíbios: Sapo-parteiro-comum (Alytes obstetricans), Rã-ibérica (Rana iberica), Rã-verde (Rana perezi) e Tritão-de-ventre-laranja ( Triturus boscai).

- Descrição da flora:Vinha como elemento dominante. Pinhais, soutos, olivais, alguns pomares e cedros na zona adjacente.