22/06/13

M9 . Miradouro do Cristo Rei - Tarouca

Identificação
Nome: Miradouro do Cristo Rei
Concelho: Tarouca
Freguesia: Tarouca
Local: Gondomar
Altitude:919m
Coordenadas: Latitude 45º 42” N ; Longitude 6º 00” O

Acessos
Vias de acesso: N 1173 vinda de Tarouca até ao povoado de Gondomar; segue-se uma estrada municipal até ao Miradouro.

Interesse paisagístico
- Beleza da paisagem:
A paisagem é consideravelmente diferente da que se usufrui num Miradouro típico do douro. É uma paisagem que combina os inúmeros povoados (com Tarouca num plano central), com grandes manchas verdes, sobretudo de pinhal. As vinhas e o seu papel fulcral na paisagem duriense, está relativamente ausente.
Junto aos povoados, existem muitas propriedades em regime de minifúndio, com plantações muito diversificada, o que cria uma curiosa teia de cultivos, com um impacto visual positivo.
- Elementos geológicos da paisagem:
Os elementos que se podem observar na paisagem, são das Formações Graníticas.

- Descrição da fauna:
Nos terrenos da zona circundante ao Miradouro, destacam-se as seguintes espécies de mamíferos: Ouriço-cacheiro (Erinaceus europaeos), Doninha (Mustela nivalis), Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus) e Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris). Das espécies avifaunísticas salientam-se: Garça-real (Ardea cinerea), Milhafre-preto ( Milvus migrans), Cotovia-do-monte (Galerida theklae), Águia-de-asa-redonda (Buteo buteo) e Cegonha-preta (Ciconia nigra).

- Descrição da flora:
A zona adjacente é marcada pela giesta e pelo mato. A paisagem engloba muitos pinhais (é a vegetação dominante), castanheiros, olivais, algumas vinhas e muitas hortas. Mais escassos são os eucaliptais, os pomares de macieiras e pereiras.